Por que, às vezes, ficamos com a orelha vermelha e quente?

19:35 Bloguinhos 0 Comments

Desde que o mundo é mundo e o ser humano tomou consciência disso, nossa espécie começou a buscar explicações para as mais diversas situações do cotidiano. Mas, apesar dos séculos que se passaram desde que começamos a entender o mundo, alguns dúvidas permaneceram. A que vamos responder hoje, aliás, é milenar: porque ficamos com a orelha vermelha e quentes às vezes?



As respostas para essa pergunta, claro, variam muito e podem mudar de lugar para lugar. Sobre a orelha vermelha e quente, no entanto, a explicação supersticiosa mais aceita em todas as partes do Brasil é de que isso é uma espécie de aviso da além de que alguém está fofocando de você. Há quem diga ainda que, se a orelha vermelha e quente for a direita, pode descansar que estão falando bem de você.

No entanto, se quem estiver queimando for a orelha esquerda, a coisa pode ser série e o papo é negativo mesmo.


Para este último caso tem até quem recomende uma simpatia infalível. Se a orelha vermelha e quente for a esquerda, morda a alça do sutiã ou a gola da camisa que passa na hora… além de fazer com que o fofoqueiro morda a língua. Tenso, não?

Crendices à parte, quem entende do funcionamento do corpo garante que ter a orelha vermelha e quente não tem nada a ver com isso. Especialistas garantem que, se sua orelha ficar nesse estado sem que você tenha levado um tapa ou um puxão, é porque os vasinhos dentro dela estão, naturalmente (foque nessa palavra, por favor), se dilatando.

Segundo explicam, esse é um processo perfeitamente corriqueiro, que acontece com várias outras partes de nosso corpo para permitir maior passagem de sangue. Mas, no caso das orelha, que se transforma em orelha vermelha e quente, o processo de dilatação é mais aparente devido à pele ser muito fina.



O estresse e o nervosismo, por exemplo, são alguns dos motivos mais corriqueiros que podem deixar a orelha vermelha e quente. E aí, no caso da fofoca, como é algo irritante (se for você o foco dela), acabou sendo associada como um motivador.

Mas, na real, o efeito é mais causado por ingestão de remédios vasodilatadores, consumo de álcool, febre e até mesmo enxaquecas. Então, quando estiver com orelha vermelha e quente, tudo bem se quiser morder a gola da camisa só para não perder o hábito. Mas a gente espera que você se lembra de toda essa explicação. Certo?

0 comentários: